terça-feira, 19 de maio de 2009

ALONGAMENTO (2º Bimestre)


O alongamento é um tipo de exercício físico que trabalha as articulações e músculos, visando aumentar a flexibilidade. Com isso as fibras musculares aumentam o seu tamanho.
Segundo a revista Corpo e Saúde, os alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular, que promovem o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento.
Com os alongamentos maior será os movimentos articulares aumentando a sua amplitude, e com isso, melhor será a sua flexibilidade.
Conforme a revista Corpo e Saúde, o principal efeito dos alongamentos é o aumento da flexibilidade, que é a maior amplitude do movimentação possível de uma determinada articulação. Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por aquele músculo e, portanto, maior a sua flexibilidade.
Tanto uma pessoa que leva uma vida sedentária ou pratica regularmente atividades físicas de longa ou curta duração apresentarão o encurtamento das vibras musculares, com isso a flexibilidade vai diminuindo. Uma pessoa que tem o hábito de alongar vai ter menos lesões e vai suportar melhor as tensões do dia a dia e dos esportes.
De acordo com a revista Corpo e Saúde, uma vida sedentária, como a prática de atividades física regular intensa, em maior ou menor grau, promovem o encurtamento das fibras musculares, com a diminuição da flexibilidade.
Devemos alongar os músculos antes de iniciar uma atividade física, preparando os músculos para suportar as exigências que virão a seguir.
Conforme a revista Corpo e Saúde, é importante alongar adequadamente a musculatura logo antes de iniciar uma atividade física. Isso prepara os músculos para as exigências que virão a seguir, protegendo e melhorando o desempenho muscular. Para evitar as dores musculares provocada pela atividade física no dia seguinte, alonga-se os músculos após o exercício para diminuir o aparecimento das dores musculares. Por ser de fácil execução o alongamento pode ser feito praticamente a qualquer hora e lugar, melhora a sua consciência corporal, corrige a postura, massageia os órgãos, relaxa e aumenta o bem estar.
O alongamento deve ser feito de formar lenta e suave com duração de 10 até 30 segundos cada membro alongado.
De acordo com Lysycia, devemos tomar alguns cuidados:
Não force o corpo até sentir grande desconforto e dor. Se começar a tremer, é sinal de que você exagerou no exercício.
Se tiver alguma predisposição ou problema muscular, consulte seu médico antes de tentar os alongamentos deste livro.
Referência Bibliográfica:
Revista Corpo e Saúde
Lysycia, Jacqueline. Superlongamento. Editora: Publifolha, SP.
Responda:
1- O que são os alongamentos?
2- Porque fazer alongamentos?
3- Quando devemos alongar?
4- Qual a forma correta de fazer os alongamentos?
5- Quais são os cuidados que devemos ter no alongamento muscular segundo Lysycia?
Atenção: Fazer individualmente, entregar em uma folha com o seu nome e Turma, com a pergunta e a resposta. Entregar até o dia 30/06/09.